Algoritmo do Facebook: entenda como lidar com as mudanças na plataforma

Algoritmo do Facebook: entenda como lidar com as mudanças na plataforma

Está percebendo o alcance e as interações da sua página caindo cada vez mais? Não é só você. Várias empresas estão passando pela mesma situação com as últimas mudanças no algoritmo do Facebook.

No entanto, isso não precisa ser motivo para criar pânico. Em vez disso, enxergue essas mudanças como uma oportunidade para aprimorar ainda mais a sua estratégia de conteúdo nas redes sociais.

A seguir, você aprenderá mais sobre o que é o algoritmo do Facebook e de que formas lidar com as suas últimas alterações. Aproveite!

Como funciona o algoritmo do Facebook?

Quando você abre o seu Facebook, a primeira página vista é o feed de notícias. Nele é exibida uma sequência aparentemente infinita de conteúdo vindo de pessoas, empresas e grupos que você acompanha.

No entanto, essa sequência não é cronológica. O que determina quais posts aparecem no feed de notícias é o algoritmo do Facebook. O papel dele é entender as suas preferências e selecionar aquele conteúdo que tem mais chances de agradar.

Com o passar do tempo, o algoritmo do Facebook teve o seu funcionamento aprimorado e adaptado. Ele busca sempre refletir os valores que o próprio Facebook enxerga na plataforma.

Quais as últimas mudanças do algoritmo do Facebook?

Não existe um calendário definido para as atualizações do algoritmo do Facebook. Em geral, elas são implementadas sem qualquer aviso prévio, divulgadas apenas depois disso.

Para não se surpreender, é essencial acompanhar de perto as notícias do mercado de tecnologia e marketing. Essas atualizações costumam ganhar bastante espaço nesses segmentos da mídia.

Tais alterações podem comprometer a capacidade do seu conteúdo de alcançar seu público-alvo, então, é necessário ficar de olho nisso, tanto para se preparar quanto para adaptar suas ações.

Veja, a seguir, as principais modificações feitas recentemente no algoritmo do Facebook!

Menos relevância para fanpages

Uma notícia que provavelmente preocupou muitas empresas pelo mundo foi a de que o algoritmo do Facebook passaria a diminuir o espaço recebido pelas fanpages no feed de notícias dos usuários.

Segundo a visão do Facebook, o foco precisa estar mais nas interações humanas do que em conteúdo promocional.

Maior destaque para conteúdo de pessoas

Com a diminuição da relevância de posts de fanpages, cresce o destaque dado às publicações feitas por pessoas. O algoritmo do Facebook passou a priorizar os laços entre os usuários, especialmente aqueles que interagem muito.

Isso inclui tanto publicações de amigos quanto posts em que eles estão interagindo.

Dependência maior do Facebook Ads

Com as mudanças no algoritmo do Facebook fica nítido que a rede social enxerga o seu espaço orgânico como pertencente, quase que exclusivamente, às pessoas. Como fica, então, o conteúdo promocional?

A resposta está na plataforma Facebook Ads. É possível perceber que a visão da empresa aponta a veiculação de anúncios pagos como a maneira ideal para uma marca alcançar sua audiência na rede social.

Como ter sucesso com seu conteúdo após as mudanças?

Tendo em vista as atualizações feitas no algoritmo do Facebook, a situação parece bem complicada para quem depende dessa plataforma para se comunicar com seu público.

No entanto, nem tudo está perdido. Para que a visibilidade da sua marca não seja impactada, vale a pena realizar algumas mudanças na sua estratégia. Isso significa ter uma sintonia maior com as expectativas do seu público.

Afinal, é do interesse do Facebook manter seus usuários engajados. Se o seu conteúdo cumpre esse papel, dificilmente será penalizado.

Veja, a seguir, as principais iniciativas que você precisa implementar para não ter seu alcance prejudicado pelo algoritmo do Facebook!

Agregue valor ao seu conteúdo

Como as fanpages têm seu alcance comprometido, é essencial que cada publicação seja desenvolvida com o máximo de estratégia. Ou seja, você deve entender as dores do seu público e contribuir para solucioná-las.

Não faça posts apenas para cumprir tabela, já que isso pode prejudicar bastante o seu alcance. Em vez disso, procure entregar mais valor em cada publicação feita em sua página.

Experimente formatos diferentes

Tentar sempre o mesmo tipo de post pode não ser o melhor caminho para driblar as mudanças do algoritmo do Facebook. Em vez disso, que tal experimentar novas possibilidades?

É possível publicar textos, fotos, vídeos e GIFs nessa rede social, então não faz sentido se limitar a apenas um desses formatos. Pense nas preferências do seu público-alvo e faça experimentos.

Desenvolva conversas genuínas

O algoritmo do Facebook prioriza a discussão entre pessoas na rede social. Portanto, se você deseja manter um bom alcance no seu conteúdo, precisa dar valor às interações com o público.

Isso significa sempre responder as perguntas da sua audiência e incentivar a publicação de comentários. Faça perguntas, peça opiniões e mantenha a conversa sempre ativa.

Aprenda com seus resultados

Por meio do Facebook Insights é possível examinar de que forma o seu público está reagindo ao seu conteúdo. Uma das melhores maneiras de usar esse recurso consiste em ver os tipos de posts que mais obtiveram sucesso e replicar essas ideias.

Dessa forma, mesmo com as atualizações do algoritmo do Facebook, você poderá se manter sempre em sintonia com as respostas do seu público em relação ao seu conteúdo.

Não dependa apenas do Facebook

Por mais vantajoso que seja contar com uma estratégia de marketing focada no Facebook, a sua marca não pode colocar todos os ovos nessa mesma cesta. Afinal, trata-se de uma plataforma com interesses próprios que nem sempre estão alinhados aos seus.

Em vez disso, faça do Facebook apenas um dos canais em que a sua marca atua. Explore outras possibilidades, considerando o perfil e os hábitos do público que você pretende atingir. Dessa forma, é possível diversificar seu alcance e se preparar contra surpresas desagradáveis.

Agora que você já conhece as principais mudanças do algoritmo do Facebook e sabe os caminhos para trabalhar a favor dele, está na hora de planejar a sua estratégia. Lembre-se de que, no fundo, o objetivo está em impactar pessoas. Portanto, nunca abra mão de conhecer as necessidades do seu público e agregar valor a ele.

Vem aí o Marketing Experience Porto Velho

DOIS DIAS DE IMERSÃO em conhecimento e boas práticas sobre Marketing Digital.

⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Quer ajuda nisso? Então, entre em contato conosco para que possamos trabalhar juntos!


Comentários
2019-02-01T13:02:09-03:00