Há quem diga que a Black Friday coloca em cheque as vendas de Natal. Afinal, duas datas muito próximas e que ambas são sinônimos de compra, uma anula a outra certo? BEEH, errado!

 

De fato existe uma “temporada”, onde vira uma chavinha na mente do consumidor que os incentiva a ir às compras. Essa temporada começa na Black Friday e se estende até o Saldão (liquidação depois do Ano Novo).

 

Mas, ao longo da temporada, as pessoas demonstram hábitos de consumo diferentes em cada data. Na Cyber Monday, por exemplo, evento posterior a Black Friday, as motivações mudam de “Vou comprar esse negócio caro porque mereço” pra “Irei organizar minhas finanças pessoais”.

 

Isso porque na Cyber Monday, dia 30 de novembro, cai a primeira parcela do 13° salário. As compras nesse dia ficam focadas em produtos para o lar, desde móveis/artigos para a casa até mesmo roupas e calçados.

Natal é foco nos presentes

 

Ao olharmos para o Natal vemos também um padrão de compra distinto das outras datas da temporada. No Natal o olhar está na celebração natalina, os consumidores querem principalmente presentear parentes e amigos, enquanto que na Black Friday as compras são mais pessoais.

 

Ou seja, a mudança na mentalidade muda, logo a comunicação da sua empresa também precisa mudar nessa data especial.

 

Outro aspecto é que na Black Friday os consumidores já estão procurando os produtos desejados há semanas ou meses. Já no Natal, 63% das pessoas fazem a busca 2 semanas antes do dia natalino. 

O que faz que na Black Friday, nós planejamos a compra do produto desejado muito antes do dia , ao contrário do Natal onde nós compramos mais na impulsividade da oferta.

 

Black Friday ON vs Natal OFF

 

O caráter natalino também mostra que a maior parte das compras são feitas em loja física, muito porque é deixado para comprar os presentes de última hora. tendo que procurar o presente em lojas ou shopping próximos dias antes, não sendo possível esperar a entrega online.

 

Os dados colhidos pelo Google indicam que só 45% das compras natalinas são feitas online. Contraposto ao número de compras online da Black Friday que compõem 69% das vendas na icónica sexta feira.

 

Outra fator, é que os presentes mais procurados provam o caráter “offline” do Natal, como as roupas que as pessoas preferem ver pessoalmente antes de comprar.

 

Aqui temos o inverso da Black Friday, onde o que estava em alta era eletrodomésticos, eletrônicos, etc. Nas semanas e dias anteriores ao dia 25 o que predomina são brinquedos, games, roupas e perfumes. Além de bebidas e outros itens da ceia.

Momentos diferentes, oportunidades diferentes.

 

Para fecharmos a discussão que demos início na introdução deste artigo, Em 2017, por exemplo, as vendas natalinas foram as melhores em seis anos, com um volume de R $35 bilhões.

 

Cada data é responsável por um momento na vida do cliente, não apenas financeira mas emocional, logo estão colocadas de maneiras diferentes na mente das pessoas.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como conversar com o seu público nas duas datas.

 

  • Invista em influência

 

Nas duas datas, os consumidores estão em busca de ajuda para tomar suas decisões, principalmente na hora de presentear alguém.

 

Dados mostram que dois terços de uma pesquisa realizada nos EUA, ao realizar compras online procura por inspirações por meio de vídeos, 90% foram influenciadas por um novo produto ou nova marca dentro do Youtube.

 

Uma estratégia de conteúdo da marca por essas redes, contratando influenciadores ou não, pode potencializar suas vendas na Black Friday e no Natal.

 

  • Tenha um atendimento mais pessoal

 

Soluções e ofertas genéricas já não contentam mais um público exigente, a maior parte das pessoas preferem ver mais detalhes pessoais na ora da compra. Desde um atendimento físico mais focado nas tendências que o comprador deseja, quanto em um atendimento menos robotizado online.

 

Por isso, ouça os seus clientes, antecipe os seus desejos e entregue o que eles querem de maneira personalizada.

 

Leia também: Como funcionam as decisões de compra

 

Por fim, nos siga em nossas redes sociais para mais conteúdos como estes, no Instagram e Facebook há muitas dicas de valor para você e sua empresa alavancarem suas vendas em qualquer época do ano.

Published On: dezembro 11th, 2020 / Categories: Marketing, Novidades /

Inscreva-se em nossa Newsletter

e receba nossos conteúdos e materiais exclusivos em primeira mão!

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Aviso sobre a Política de Privacidade .