Nesse artigo vamos apresentar o que são os arquétipos de marca, quais são eles e a importância de ter eles como uma estratégia primária da sua empresa.

 

Vamos lá então?

 

O que são os arquétipos?

 

Os Arquétipos são representações, modelos ideais de conceitos que já estão formados em nossa mente. 

 

Desenvolvido e propagado pelo psiquiatra Carl Gustav Jung, os arquétipos seriam uma espécie de união de traços comuns em todas as pessoas. Apresentando as motivações mais básicas do ser humano como valores, premissas, traços de personalidade, etc.

 

Um ótimo exemplo para se explicar o que são arquétipos são os significados que atribuímos aos animais.

 

Automaticamente, ao pensar em um cachorro, você associa conceitos como: fidelidade, amizade e obediência. Já um gato remete à independência e à autoestima.

 

Todas essas associações já estão presentes, enraizadas em nosso imaginário coletivo. Se usarmos o símbolo de um cachorro em um logotipo, por exemplo, estamos passando o mesmo significado atrelado a ele para a nossa marca.

 

Dessa forma, pouco a pouco fomos vendo os arquétipos serem usados não só dentro do consultório, mas nas áreas do entretenimento como cinema, cenários empresariais e comportamentais como treinamento de pessoas.

 

Até que enfim usados no marketing para construção de marcas e propaganda de produtos e serviços.

 

Os arquétipos no Marketing

 

Aos poucos, o marketing e a ciência começaram a fazer contato e assim as primeiras pesquisas do novo termo cunhado como neuromarketing surgiram.

 

Os arquétipos então se tornaram uma forma das empresas se destacarem, usados para gerar conexão intencional e emocional com o público e atrair todos aqueles que se identificarem com aquela persona.

 

Hoje ao invés de apostar na clássica segmentação de mercado por idade, gênero, renda e hábitos, traz muito mais benefícios segmentar o público pela forma como ele enxerga e se comporta no mundo e quais valores que dirigem sua vida.

 

Quando Integrados esses conceitos humanos na comunicação de uma empresa, vemos nas marcas representações ideias daquilo que gostaríamos de ser, e procuramos, sendo clientes e consumidores destas marcas, a manifestação concreta desses ideais.

 

Veja também: Como criar um Plano de Marketing de Sucesso

 

Os 12 arquétipos de marca

 

Não significa que existem apenas esses. Mas, podemos considerá-los os mais interessantes para serem analisados para você identificar quais mais combinam com a sua marca. Vamos a eles, um por um:

 

O inocente

encontrando nemo eyes GIF

 

O arquétipo do inocente vive em busca da felicidade, de um mundo mais simples e descomplicado. Ele também sonha com um paraíso como visão de futuro, mas também se permite vivenciar a nostalgia do passado.

 

Os exemplos de marcas com este arquétipo são: Coca-Cola, McDonalds, Disney.

 

O Explorador

Indiana Jones GIF

liberdade é o valor mais importante para esse arquétipo que procura fugir do tédio e sempre experimentar algo novo.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: LandRover, Starbucks, Outback, Discovery Channels.

 

O Sábio

Episódio 2 GIF de Star Wars

Sempre em busca de conhecimento e crescimento, não gosta de ser enganado e tem um perfil mais cético,racional e lógico Sua meta é utilizar a inteligência e análise para compreender melhor o mundo.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: The New York Times, CNN, Intel, Livraria Cultura, Harvard.

 

O Mago

denkarium GIF

O arquétipo que promete uma enorme transformação, mas sempre ligado a um propósito. Promove experiências e busca por poder para transformar as pessoas ou o ambiente ao redor dele.

 

Exemplo de marcas com esse arquétipo: Disney, Mastercard, Axe, Bayer.

 

O Herói

Acredita que com vontade, dedicação e coragem sempre há um caminho para conquistar qualquer coisa. Lutam pelo que é correto e buscam desafios para se superarem,

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Nike, Red Bull, Cruz Vermelha.

 

O fora da lei

 

Esse arquétipo gosta de sair do padrão e desafiar o normal. Ele pode ter uma vida comum, mas no final de semana ele deseja ir além de sentimentos reprimidos e ir atrás da liberdade.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Harley Davidson, MTV.

 

O Amante

 Seu foco está em relacionar-se com outras pessoas e teme ficar sozinho, valorizando assim a beleza e o romance. Preferem marcas que produzem produtos de altíssima qualidade.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Jaguar, L’Oréal, Channel.

 

O Bobo da Corte

ryan reynolds marvel GIF por Box Office

Seu foco está no humor e na ideia de viver o momento, gosta de ser espontâneo e quebrar algumas regras para seu divertimento e do grupo.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Pepsi, Doutores da Alegria, M & M, Trident, Skol.

 

O cara comum

Friends Tv GIF

Mesmo com muito dinheiro, gosta de usar roupas simples, gosta de se sentir parte e quer ser igual à todos, não gosta de injustiças e torce pelos oprimidos.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Hering, Nivea, Ibis Hotéis, Gap, Visa.

 

O Criador

tem uma vertente muito forte de inovação e marcas que se reinventam o tempo todo. Buscam por um controle estético, artístico somado com status.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Lego, Google, Apple, Sony.

 

O Governante

Seu foco é exercer o poder com uma personalidade mais imponente. Mostrando estabilidade, status e previsibilidade. Busca elevar o status do seu grupo.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Rolex, Mercedes-Benz, IBM, Microsoft.

 

O Cuidador

 tem o grande desejo de ajudar outras pessoas como faria consigo mesmo e teme por momentos difíceis não por si mas pelos outros. Gosta de marcas que geram grande empatia e que fazem parte do cotidiano.

 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Dove, Rexona, Dell, Natura.

 

Conclusão

 

Diante de uma análise breve, a construção e definição do arquétipo que representa sua marca vai demandar que você e sua equipe sentem para conversar sobre cada um deles.

 

É fundamental que seja feita uma análise minuciosa para levantar todas as características da marca, para assim alinhar com um ou mais arquétipos.

 

E você? Já conhecia esses arquétipos e o poder deles para com uma marca? 

 

Que tal explorar todo o potencial da sua marca, desde os conceitos, história e um visual que sozinho comunique para que sua marca veio. Conheça nossos trabalhos com Identidade Visual:

 

Ver Portfólio
 

Published On: fevereiro 3rd, 2021 / Categories: Marketing /

Inscreva-se em nossa Newsletter

e receba nossos conteúdos e materiais exclusivos em primeira mão!

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Aviso sobre a Política de Privacidade .