O que é o marketing de indicação e as redes sociais

 

Marketing de indicação é o que todo empreendedor deseja, e aspira para sua empresa. Imagine a qualidade do seu produto ou serviço serem tão bons, que seus clientes as recomendam para família e amigos?

 

Ela sem dúvidas é uma estratégia muito eficaz para conseguir novos clientes sem precisar percorrer toda a jornada de compra, pois aqui o caminho já foi encurtado por quem indicou.

 

Mas afinal, por que o marketing de indicação funciona tanto, e traz tantos leads qualificados?

 

Kotler desvendou o marketing por indicação em seu livro com uma frase:

 

“Os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros.”

 

Ser convencido que um produto é bom para um amigo ou pessoa que você admira, é muito mais confiável que ouvir de alguém que apenas quer te vender, por isso funciona tanto.

 

Porém, o modo que o marketing de indicação funciona mudou com o advento das redes sociais, e ao invés de você apenas depender da situação que é o seu cliente indicar o seu produto ou não.

 

Você pode usar estratégias para que não somente seu produto seja propagado para uma ou duas pessoas, para centenas ou milhares de uma só vez.

 

Não é nenhum segredo e você vai descobrir isso agora mesmo!

 

As 5 formas de potencializar o marketing de indicação

 

Importante falar que nenhuma dessas estratégias são excludentes, pelo contrário, se complementam para que você tenha sua marca bem posicionada em qualquer aspecto, desde qualidade a influência.

 

Chega de enrolação e vamos lá.

 

Parcerias com Influencer

 

Não é de agora que os influencers digitais tem a atenção do público, afinal eles mais do que outras empresas chegaram na internet primeiro.

 

Nos últimos anos uma coisa no mercado online ficou bem clara: o que mais vende é a personalidade.

 

A prova disso é que grandes influenciadores por si só já bateram as metas de empresas estabelecidas.

 

Isso porque eles possuem uma grande quantidade de tráfego em seus perfis, pessoas que engajam, fãs verdadeiros que param para ouvir sua opinião.

 

Um bom influenciador sabe criar uma tribo, e se esse influenciador tiver usando algo da sua marca, e anunciá-la em suas mídias, a tribo se sentirá tentada a usar também.

 

Marcações

 

Aprofundando um pouco estratégias entre empresa e influencer, temos as famigeradas marcações no Instagram.

 

Pode-se dizer até que a marcação e a substituição do marketing boca a boca no ambiente online.

 

Quando um influencer, ou mesmo uma empresa parceira sua marca o perfil da sua empresa em um story, parte do tráfego dos stories desse outro perfil vai para o seu. 

 

Essa é uma ótima estratégia se você produz conteúdo nas redes sociais, e já tem um perfil pronto para receber clientes.

 

Principalmente se o influencer ou a empresa parceira for uma personalidade ou produto complementar ao seu negócio.

 

Overdelivery

 

Claro que não basta só depender de influencer para seu produto se propagar na internet. Muitas vezes a divulgação do seu produto tem que ser genuína.

 

Nesse caso, o Overdelivery é a melhor estratégia para fazer seus clientes encantarem-se por sua empresa e se sentirem satisfeitos e gratos a ponto de compartilhar a experiência que teve com seu produto.

 

O Overdelivery é a arte de entregar mais do que foi prometido, algo que não conta na oferta que o cliente pagou.

 

Justamente para causar esse “WOW” no cliente e ele se sentir que recebeu de fato mais do que ele pagou, e que a empresa genuinamente decidiu lhe entregar mais.

 

Essa experiência pode inclusive fazer com que seu cliente se torne um fã da sua marca.

 

Atendimento

 

A qualidade do seu atendimento vai ser determinante para o marketing de indicação ocorrer ou não.

 

Hoje o que faz a Amazon, e aqui no Brasil, a Magalu, serem as lojas online mais preferidas dos consumidores não é somente pelo fato da entrega rápida.

 

Mas do atendimento e disponibilidade que essas lojas oferecem. Enquanto outras lojas levam até 48h, as vezes mais, para responder uma dúvida ou reclamação do porque o produto ainda não chegou.

 

Estas lojas realmente se preocupam com a entrega do seu produto, seja ele qual for, o atualizam constantemente sobre o andamento da compra, e entregam uma resposta rápida.

 

Foque em um atendimento humanizado. mantenha seu cliente atualizado sobre o andamento do produto ou serviço, e nunca o deixe muito tempo sem resposta.

 

Crie um programa de indicação

 

É muito comum que hoje empresas ofereçam descontos ou outros prêmios para quem indica seus produtos a um amigo.

 

A Uber dá a seus clientes créditos para uma próxima viagem ou até uma viagem grátis para quem indica o app para um amigo ou familiar. Ifood e Nubank também não ficam para trás.

 

A ideia é você dar um bônus por indicação que não se prejudique seu caixa e você tenha um ROI(retorno de investimento) sobre aquela indicação, seja ela a curto ou longo prazo.

 

Você já sabia dessas estratégias digitais de marketing de indicação? Já usa ou vai começar a usar alguma delas? Deixe aqui nos comentários e não esqueça de visitar as nossas redes sociais.

Published On: junho 24th, 2021 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se em nossa Newsletter

e receba nossos conteúdos e materiais exclusivos em primeira mão!

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Aviso sobre a Política de Privacidade .