Quando você domina os formatos de posts e conhece o que mais engaja em seu Instagram, você está a passos largos de ter um perfil de sucesso!

 

Um estudo feito pela Socialinsider em 7.433.417 milhões de posts do Instagram colheu dados sobre os formatos que mais funcionam, que servirão de grande ajuda para entendermos quais os melhores formatos e o que postar com mais frequência.

 

Vamos aqui discorrer sobre esse e outros estudos,  para descobrir “regrinhas” que aplicadas, irão fazer seu Instagram ter mais engajamento.

 

Além de também identificarmos o melhor formato de post para cada objetivo seu.

 

Vamos lá então?!

 

Imagens

Segundo a pesquisa da Socialiansider, as imagens compõem a maioria das postagens publicadas, correspondendo a 76,1% de todas as postagens do Instagram.

 

Isso se dá pelo fato que imagens, comparadas a vídeos e carrosséis, são muito mais fáceis de produzir. 

 

As imagens são uma ótima opção para compor seu perfil e ter um volume maior de conteúdo no feed. Se sua marca está começando a pôr as caras na internet e precisa passar confiança e profissionalismo, boas imagens institucionais da sua empresa e do seu produto podem ser uma escolha.

 

Porém, nem tudo são flores. Os dados mostram que embora as marcas prefiram publicar postagens com imagens, são elas que apresentam as menores taxas médias de engajamento por postagem.

 

Para um jogo a longo prazo dentro do Instagram, imagens não são suficientes para aumentar seu engajamento.

 

Vídeos

 

Ainda na pesquisa dos 7 milhões de posts, uma coisa ficou bastante clara: Vídeos fazem mais pessoas comentarem em postagens do Instagram.

 

Poucas pessoas realmente comentam sobre uma postagem de marca, mas aparentemente as chances são maiores quando as marcas publicam postagens de vídeo.

 

A pesquisa também mostra que quanto maior for o perfil do Instagram, mais comentários as postagens de vídeos têm. Chegando quase sempre ao dobro de comentários comparado a postagens de imagens.

 

Além claro dos posts em vídeo obterem maior número de visualizações contra as postagens de imagem.

 

Os vídeos então, se tornam uma estratégia quase que definitiva para contas que tem um número grande seguidores, mas que o engajamento do perfil fica abaixo do esperado.

 

Carrosséis

 

Postagens em carrossel obtêm mais curtidas no Instagram em relação a imagens e vídeos.

 

O que faz com que as postagens de carrossel tenham um desempenho tão bom é o fato de que esse tipo de postagem obtém o melhor número médio de curtidas por postagem.

 

O tamanho do perfil de uma marca no Instagram tem uma grande influência na taxa de engajamento que suas postagens recebem.

 

Porém, em todos os casos, as postagens do carrossel superam as outras duas, atingindo taxas entre 1,65% e 5,13%, dependendo do tamanho do perfil.

 

As postagens de carrossel são uma ótima maneira de agitar seu feed e manter as pessoas em sua postagem por mais tempo. 

 

A tendência é que quando alguém abre o feed de uma marca no instagram, um dos primeiros formatos que ela clica para conhecer sobre o perfil são carrosséis. São ótimos então para ganhar seguidores qualificados que realmente curtiram com seu conteúdo.

 

Qual formato de post engaja mais?

 

Em outro estudo mais recente, a Socialinsider analisou 22 milhões de postagens em busca de entender qual formato de posts engaja mais.

 

O estudo descobriu que carrosséis são o tipo de postagem mais envolvente.

 

Os carrosséis têm uma taxa média de engajamento por postagem de 1,92%, em comparação com 1,74% para imagens e 1,45% para vídeos.

 

Os carrosséis naturalmente tendem a ter mais sucesso se contiverem um carrossel – em vez de uma única foto ou vídeo.

 

Porém, dentro dessa mesma pesquisa temos os tipos de carrosséis que mais se destacaram, já que sua variação é enorme, podendo ser utilizado imagens, vídeos e a mistura dos dois e a quantidade de slides é o que mais varia.

 

Os formatos de posts dos carrosséis.

 

A partir de agora surge uma pergunta: o número de slides do carrossel está relacionado ao engajamento?

 

Bem, sim. Nos 3 milhões de carrosséis estudados, os que têm mais 8 slides costumam ter uma maior taxa de engajamento. Chegando a maior taxa de 2% quando os slides chegam a 10.

 

Nesse caso então, quanto mais melhor!

 

Já a mistura de vídeos e imagens no carrossel talvez seja o melhor formato de todos.

 

Como só 7% de todo o Instagram utiliza imagens e vídeos em seus carrosséis, esses posts são impulsionados e entregues para um maior número de pessoas. Podendo chegar a uma taxa de engajamento de até 2,33%.

 

Além de ser o formato de post mais rico em conteúdo, também é o que mais engaja.

 

Partindo para os formatos de posts solos, carrosséis com apenas imagens ou vídeos, descobriu-se na pesquisa que os carrosséis com apenas vídeo produzem uma taxa de engajamento um pouco maior que apenas imagens(1,86% contra 1,80%).

 

Então, se você está buscando a melhor forma de produzir posts que engajam da melhor forma com sua audiência, nunca esqueça de colocar vídeos em seus carrosséis!

 

Caso esteja com dificuldades e sem nenhum insight de como criar vídeos para sua marca ou empresa, convido você a conhecer como a Nerdscode imagina e executa os vídeos dos nossos clientes.

 

Ver Cases e Portfólio

 

 Nossa produção abrange desde o roteiro e a narrativa visual até a produção completa do material em vídeo.

Published On: dezembro 4th, 2020 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se em nossa Newsletter

e receba nossos conteúdos e materiais exclusivos em primeira mão!

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Aviso sobre a Política de Privacidade .