É possível integrar os setores de marketing e vendas? Saiba como!

É possível integrar os setores de marketing e vendas? Saiba como!

Os setores de marketing e vendas nem sempre se relacionam dentro de uma empresa. Alinhar essas duas áreas pode ser uma forma bastante eficiente de prosperar nos negócios. Esse alinhamento faz com que a produtividade da sua empresa aumente e o atendimento ao consumidor final seja cada vez mais eficiente.

O cliente vem mudando o seu jeito de comprar e consumir os produtos ao longo dos tempos. Por isso, o atendimento na hora da venda é um grande aliado do marketing nos negócios. As empresas precisam se modificar e se adaptar às novas mudanças.

Neste post vamos apresentar algumas boas práticas que vão ajudá-lo a integrar os setores de marketing e vendas na sua organização. Confira!

Estabeleça objetivos comuns para as áreas de marketing e vendas

A primeira dica para conseguir organizar as suas estratégias é estabelecer metas e objetivos comuns entre as áreas de marketing e vendas da empresa. Essa ação não deve ser feita de maneira aleatória e desorganizada, pois vai resultar um efeito negativo para os negócios. É fundamental estabelecer objetivos de maneira estruturada e com a participação das duas equipes.

Para poder fazer isso com organização, reúna-se com as equipes de marketing e vendas e procure discutir quais são as ações mais eficazes nos dois setores. Entenda quais são as estratégias de marketing que mais causam efeitos positivos na área de vendas e vice-versa. Esse alinhamento será muito importante para ajudá-lo a criar metas e objetivos que terão como consequência o aumento do faturamento.

Compartilhe dados e informações com as equipes

O processo de alinhamento e integração entre as áreas de marketing e vendas também consiste em compartilhar dados e informações entre as equipes. A utilização de sistemas de gestão comuns a ambas as áreas pode ser uma ação muito útil para a organização dos seus negócios. Ou seja, as informações devem transitar livremente entre os dois setores para que se possa criar as melhores estratégias para a sua empresa.

O time de marketing pode ser muito beneficiado, caso a equipe de vendas forneça a informação de que o contato de um certo cliente já consta na base da organização, por exemplo. Por outro lado, a área comercial pode fazer uma abordagem mais correta, caso saiba em qual nível do funil de vendas o cliente se encontra. Esses são apenas alguns exemplos de benefícios concedidos por meio do compartilhamento de dados e informações.

Uma ação que pode auxiliar nessa organização é a criação de um cadastro único, no qual será possível compreender a jornada e função de cada um dos clientes da empresa. Com isso, ficará mais fácil aperfeiçoar as estratégias de comunicação, marketing e vendas.

Utilize ferramentas de automação

Para facilitar a integração das informações, é fundamental que a sua empresa utilize ferramentas de automação. Ou seja, ações de e-mail marketing, geração de leads, otimização de buscas e até gerenciamento de mídias sociais podem ser facilitadas por meio dessas ferramentas. Além disso, elas ajudam a melhorar e a integrar o trabalho das equipes.

Com um bom sistema de automação de informação, o funil de vendas fica com o passo a passo mais organizado, alinhado e as ações passam a seguir um processo mais coordenado. As estratégias que começam na atração e terminam na conversão serão facilitados por meio dessas ferramentas de automação de marketing.

Crie ações em conjunto

Além das informações estarem muito bem alinhadas, é fundamental que as ações de marketing e de vendas sejam criadas em conjunto. É preciso que a equipe comercial participe da criação de campanhas de marketing porque o setor de vendas poderá auxiliar nas sugestões de viabilidade das ações. Não adianta criar uma bela campanha e na hora que o cliente chega para comprar, a equipe de vendas não está bem informada.

Por outro lado, a equipe de marketing, responsável pela criação e aprovação das campanhas, poderá compartilhar informações muito úteis sobre o perfil do consumidor. A área comercial poderá se beneficiar muito com esses dados, pois saberá o modo de interagir com o cliente no momento da compra final.

Realize o treinamento das equipes

Fazer com que duas equipes de áreas distintas entendam que precisam trabalhar em torno de objetivos únicos não é uma tarefa fácil. Por isso, é fundamental realizar o treinamento dos funcionários para que eles percebam a importância desse alinhamento para os negócios e para a empresa.

Pode ser útil realizar reuniões em conjunto com os dois setores, a fim de promover o entendimento de que há a necessidade de cooperação entre as equipes. Deixe claro nos treinamentos os principais objetivos e metas e mostre como essa integração ocorrerá na prática. Tente criar procedimentos padronizados de treinos para que os funcionários compreendam seus papéis nesse processo.

Padronize o fluxo de trabalho

Sempre reiterar as funções de cada membro das equipes é um processo muito importante para que o alinhamento entre marketing e vendas seja feito com êxito. Por isso, a padronização do fluxo de trabalho se mostra fundamental para o maior entendimento das funções dos funcionários. Essa ação também é boa no momento de inserir e treinar novos profissionais.

Após as reuniões para a definição dos objetivos dos negócios, é fundamental constar nos arquivos os fluxos de trabalho, as rotinas de cada funcionário das equipes, as metas, os objetivos e os indicadores de desempenho. Todas essas informações vão ajudá-lo a organizar melhor suas estratégias e ações.

Percebeu como a integração dos setores de marketing e vendas é uma estratégia capaz de desenvolver cada vez mais os seus negócios? O aumento da produtividade de sua empresa também passa por esse alinhamento entre as equipes dessas áreas. Além disso, é essencial o gestor estar sempre atento para mensurar a eficiência das ações e identificar os pontos fortes e fracos para poder providenciar melhorias em todos os setores da empresa. A organização e o foco são a chave para o sucesso dessa integração entre as áreas.

Vem aí o Marketing Experience Porto Velho

DOIS DIAS DE IMERSÃO em conhecimento e boas práticas sobre Marketing Digital.

⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
E aí, gostou dessas boas práticas? Então deixe um comentário no post e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!


Comentários
2019-02-08T10:51:01-03:00