Fique por dentro de 7 tendências de marketing digital para 2019

Fique por dentro de 7 tendências de marketing digital para 2019

O mundo digital evolui a todo momento e, por isso, é fundamental se manter atualizado sobre as tendências de marketing. A relação entre as empresas e seus consumidores mudou e possibilitou uma nova comunicação online. A influência da internet na decisão de compra cresce na mesma proporção que o número de usuários.

Em um período em que o mundo é controlado por dispositivos digitais é essencial estar informado e presente no ambiente virtual. Investir em novos conhecimentos de marketing é uma das principais estratégias para atrair possíveis clientes para sua empresa ou apenas se atualizar profissionalmente.

Neste texto vamos listar 7 tendências de marketing para 2019 que você precisa conhecer para se destacar no mundo dos negócios e não dar espaço para a concorrência. Confira!

1. Chatbots

Os chatbots são softwares que simulam uma conversa humana em um chat. Para simplificar a definição, podemos dizer que é um robô que conversa com os usuários por meio de um sistema. Seu principal objetivo é responder perguntas de uma maneira que os clientes tenham a impressão de que estão conversando com outra pessoa pelo computador.

Chatbots estão sendo utilizados por diversas empresas ao redor do mundo para atender clientes, passar informações, responder perguntas frequentes, anunciar produtos, entregar conteúdos, entre diversas outras funcionalidades. Esse software opera em diversos canais como sites corporativos, aplicativos próprios e redes sociais.

2. Transmissão ao vivo

As lives, também conhecidas como transmissões ao vivo, são vídeos que podem ser realizados por meio de redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter. No mundo digital é perceptível como as pessoas estão mais tendenciosas a consumir conteúdos em vídeos e, principalmente, em tempo real.

As transmissões ao vivo feitas com qualidade, dinâmica e que apresentem um bom conteúdo têm a capacidade de prender a atenção dos usuários. Além disso, uma live passa a sensação de que aquele conteúdo é inédito e totalmente imprevisível. Esses vídeos em tempo real podem ser utilizados em diversos segmentos e não apenas no ramo do entretenimento.

3. Pesquisa por voz

Essa é uma tendência que vai modificar totalmente o modo como as pessoas buscam conteúdo na internet e, também, como as empresas vão ter que se atualizar para melhorar o ranqueamento nos buscadores. As pesquisas por voz se baseiam na utilidade dessa tecnologia, dando praticidade nas buscas quando não se pode digitar.

As pesquisas por voz farão com que os sites produzam conteúdo de qualidade, com informações realmente relevantes e que não sejam simples cópias atrás de cliques. Ou seja, caso o site não responda a pergunta ou dúvida do leitor, ele provavelmente será deixado de lado. Essa tecnologia tem tudo para crescer cada vez mais nos próximos anos.

4. Realidade aumentada

A realidade aumentada baseia-se em acrescentar elementos virtuais a um cenário real. O número de desenvolvedores trabalhando nesse campo aumenta cada vez mais. Diversas empresas já estão utilizando essa ferramenta para criar anúncios mais criativos, chamativos e que promovam engajamento com o público.

Uma das principais funções da realidade aumentada é utilizar a tecnologia para criar experiências inesquecíveis para os consumidores. Em diversos locais do mundo já é possível comprar roupas e produtos como se estivesse pessoalmente dentro de uma loja virtual, visitar museus, estádios de futebol, entre outros lugares.

5. BI e Big Data

A inteligência de negócios (em inglês, business intelligence ou BI) são técnicas e processos que ajudam na visibilidade das estratégias e seus indicadores de performance (KPI’s). Nessa área de BI utiliza-se muito um recurso chamado dashboard, que são painéis que auxiliam no acompanhamento em tempo real das estratégias em andamento.

O Big Data é um grande volume de dados gerados e armazenados, no qual é possível mapeá-los e consultá-los, além de extrair informações. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de consulta por palavras-chave, entre outros recursos.

Alinhando o Big Data com o BI é possível potencializar a geração de leads para diversos negócios e tomar melhores decisões. Além disso, torna-se mais fácil fazer uma gestão eficiente de informações, otimização de processos, reconhecimento de falhas, identificação de oportunidades, prevenção e gestão de riscos e reconhecimento do mercado.

6. Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial talvez seja uma das maiores tendências no marketing digital para 2019. Isso porque ela está presente em grande parte das estratégias de negócios utilizadas na área. Os softwares estão cada vez mais inteligentes, capazes de aprender com as nossas rotinas e propor melhorias e maneiras de economizar tempo e dinheiro.

A inteligência artificial está presente em diversas ferramentas que vão desde os chatbots até outros processos que facilitam o atendimento ao cliente. Essa tecnologia é capaz de identificar o melhor perfil de clientes para seus negócios e, inclusive, fazer uma melhor análise de tendências de mercado e estratégias de personalização cada vez mais sofisticadas.

As análises de informações poderão ser feitas com mais rapidez e eficiência por meio da inteligência artificial. Além disso, tarefas que demandavam muito tempo para serem concluídas, poderão ser feitas com o auxílio dessa tecnologia e, até mesmo, por pessoas que não são especialistas na área.

7. Marketing de influência

O influenciador digital é um indivíduo que exerce grande impacto e influência nas pessoas por meio, principalmente, das redes sociais. Os digital influencers conquistaram seu espaço na divulgação de marcas, promoção e lançamento de produtos, tornando-se uma grande tendência no marketing digital para 2019.

A realização dessa estratégia é possível não só com pessoas famosas, mas também com microinfluenciadores, que são pessoas com menor número de seguidores, mas que têm grande relevância em um nicho de mercado específico. Esse é um mercado que cresce de forma acelerada no Brasil e no mundo e está cada vez mais profissional.

Percebeu como o mundo digital está em constante desenvolvimento? Por isso, é fundamental se manter bem informado e atualizado sobre as novidades e tendências de marketing para 2019. Com o auxílio das novas tecnologias cada vez mais desenvolvidas, essa área está se tornando ainda mais importante para as empresas em todo o mundo. Invista em especializações, estude as novas tendências do marketing digital e destaque-se no mundo corporativo.

Vem aí o Marketing Experience Porto Velho

DOIS DIAS DE IMERSÃO em conhecimento e boas práticas sobre Marketing Digital.

⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
E aí, gostou de saber mais sobre as tendências da área? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também dominarem o assunto!


Comentários
2019-02-01T13:06:23-03:00