Já se imaginou navegando? Agora, visualize sua jornada mar adentro sem uma bussola, totalmente sem destino. No mínimo você e seus marujos ficariam à mercê de Poseidon e correriam sérios riscos de fracassarem ou quem sabe nem terminem sua aventura marítima.

É basicamente assim que funciona no empreendedorismo, sem rumo certo e um parâmetro para averiguar se estão indo em direção ao seu destino vocês ficam reféns do acaso.

 

Então, para iniciar este ano com o pé direito, vamos te dar aquela forcinha ou melhor vamos impulsionar você rumo ao sucesso. No post de hoje vamos bater um papo sobre METAS SMART um método prático e eficiente para tirar suas ideias e projetos da cabeça e desenha-los no papel.

Este método de definição de objetivos é composto de 5 pilares que provém da palavra inglesa SMART:

Estipular objetivos é essencial para ser produtivo quer seja individualmente ou como um time. Por isso, esta tarefa deve ser realizada com muita atenção para que torne seu trabalho estimulante e não o contrário.

A técnica SMART funciona como um check-list, na qual suas metas passam por uma curadoria afim de avaliar se preenchem os requisitos para alcançar bons resultados, vamos a definição de cada fator.

S – Específica

Tenha clareza sobre sua meta, por isso ela precisa ser específica.

  • O que eu busco alcançar com essa meta?
  • Quem é responsável por ela?
  • Onde irá ser realizada?
  • Como ela será conquistada?
  • Por que ela deve ser praticada?

M – Mensurável

É impossível ter um objetivo sem um resultado e você só terá certeza de que o alcançou se puder medi-lo, certo?! Então defina:

  • Qual é o resultado esperado?
  • Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?

A – Atingível

Muita calma nessa hora, seja ambicioso, mas realista! Seria uma tremenda perca de tempo criar metas que não podem ser atingidas e pior ainda seria ter um efeito rebote desmotivação por falta de honestidade consigo ou sua equipe.

Por isso, ao criar seus objetivos avalie:

  • Com base em sua história é possível atingir o objetivo traçado?
  • Meu time acredita que é possível?

R – Relevante

Nesta etapa pare e olhe o todo, qual é o real impacto desta meta para a empresa, observe os dados e indicadores eles te mostraram se realmente sua escolha é assertiva, um objetivo sem efeito de importância acaba sendo ignorado.

T – Temporal

Como dizem por aí “Meta sem prazo é apenas sonho!” sem datas não se torna real, tangível, depois de preencher todos os tópicos acima é mais fácil estipular seus prazos.

Mantenham-se focados!

Acompanhe o desempenho de cada meta periodicamente, avalie e se necessário trace novos planos.

Envolva seu time nas tarefas delegando responsabilidades, assim é mais fácil de manter a motivação do grupo.

E por fim, apresente os resultados, comemore cada etapa concluída com sucesso, valorize o trabalho e esforço de todos.

Pronto, agora você já está impulsionado rumo ao sucesso das suas metas em 2020, mas vamos dar mais um empurrãozinho, preparamos um PLANNER METAS SMART para você baixar e imprimir, bom trabalho e muito sucesso!
Comentários