Email marketing é uma estratégia que dispara emails direto para sua lista com o objetivo de gerar mais relacionamento, nutrir a sua base de leads e vender mais.

 

Nesse artigo você vai entender os motivos de usar email marketing, maneiras de usá-lo dentro de uma estratégia e as principais ferramentas de email do mercado. Vamos lá?

 

Por que Email Marketing?

 

Muitos pensaram que o email iria acabar com o advento das redes sociais.

 

Esse tipo de pensamento não surgiu por acaso, pois antigamente os emails eram sinônimos de fraudes, propagandas enganosas e spam.

 

Porém, com o tempo tivemos uma inversão de posicionamento interessante…

 

As redes sociais começaram a ser cada vez mais dinâmicas, com mais propaganda, mais conteúdos, e tirando ainda mais sua atenção.

 

Paralelo a isso, as caixas de e-mails se tornaram mais seguras e confiáveis. Hoje é comum que você só receba email das pessoas ou empresas que você confiou e se inscreveu em suas listas.

 

Outro fator do email marketing ser hoje uma das melhores formas de falar com seu público é a falta de barreiras para isso. Enquanto nas redes sociais a entrega do seu conteúdo é filtrado por diretrizes e algoritmos, comprometendo a sua entrega.

 

No email não existe você “prestar contas” para outra plataforma, você tem o contato direto daquela pessoa. No e-mail sua entrega beira os 100%, enquanto nas redes sociais dificilmente passará de 30%.

Como você pode usar o E-mail Marketing

 

Como já falei aqui, o email marketing é uma das melhores opções para você se conectar, engajar e vender para os seus leads. Mas afinal que tipo de estratégias podemos usar dentro dessa ferramenta?

 

Confira a lista do que você pode fazer dentro do e-mail marketing.

 

Crie relacionamento

 

Se a rede social é barulho, o e-mail chega muito próximo do silêncio. A comunicação um a um do e-mail torna a sua mensagem muito mais pessoal para quem lê.

 

Não fique só em e-mails de promoção ou venda. Ofereça conteúdos relevantes ao seu cliente. Posicione sua empresa, e-mail é um ótimo lugar para você gerar branding.

 

Eduque seus leads

 

Nutrir seus leads é a melhor coisa que você pode fazer a longo prazo para conquistar uma audiência em clientes, e clientes em fãs. 

 

Para isso é necessário educar sua audiência sobre seu nicho e sua solução. E se possível, até mesmo ensiná-lo a resolver o próprio problema sem precisar de você.

 

Parece loucura? Mas não é. Se você o ajuda a resolver coisas simples, quem você acha que ele vai procurar quando tiver um problema que ele não poderá resolver sozinho? Aquele que o ajudou sem cobrar nada é claro.

 

E dessas e muitas outras formas que você amadurece a consciência do seu lead sobre sua marca.

Vendas

 

 Passe a maior parte do tempo nutrindo e se relacionando com sua lista, mas quando for vender, venda forte.

 

Ofertas no e-mail marketing se feitas de maneira correta, podem dar mais resultado do que em outros canais. Ofereça promoções e cupons para sua lista, faça-os se sentir exclusivos por estarem na sua lista.

 

Atendimento e pós venda

 

A etapa de transformar seus clientes em fãs acontece justamente aqui. Se seu cliente comprou seu produto, não o esqueça. Ofereça suporte dizendo que seu produto está a caminho e agradecendo pela compra.

 

Você também pode mandar pesquisas para seus clientes responderem para você entender melhor sua persona.

 

As melhores ferramentas de email marketing do mercado

 

Mail Chimp

 

O Mailchimp é muito popular por ser um dos únicos que tem um plano gratuito. Você pode captar 2 mil emails, porém não existe a opção de fazer automações.

 

RD Station

 

O software é o mais famoso do Brasil, além de você poder criar automações, definir lead score e muitos outros, dentro da RD Marketing você também pode gerar landing pages e formulários.

 

Activecampaign

A Active é usada hoje por grandes e pequenos players do mercado, isso se dá pela facilidade de criar funis e automação, e a forma simples de como a ferramenta funciona.

 

Gostou do conteúdo? Já está com a cabeça cheia de ideias de como usar o e-mail marketing para alavancar suas vendas?

 

Agora é só planejar e executar todas as dicas que demos aqui.

Published On: maio 19th, 2021 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se em nossa Newsletter

e receba nossos conteúdos e materiais exclusivos em primeira mão!

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Aviso sobre a Política de Privacidade .