Qual a importância do design de conversão para o seu site?

Qual a importância do design de conversão para o seu site?

Assim como é possível usar diversos aspectos do seu site a favor dos seus negócios, outros elementos podem estar prejudicando seus resultados. Quando o assunto é design de conversão, a sua estratégia precisa ser a mais afiada possível.

Esse trabalho envolve garantir que cada aspecto das suas peças de marketing esteja funcionando a favor das suas conversões. Isso inclui a consideração de diversos elementos, como o perfil do seu público-alvo, a identidade da sua marca, as características dos seus canais de marketing, entre outros.

O seu site, por exemplo, tem o potencial para ser o principal direcionador de negócios para a sua empresa. No entanto, isso somente funciona quando o design de conversão é devidamente aplicado em cada aspecto dele.

No artigo a seguir, você conhecerá a importância do design de conversão e as principais técnicas que você pode aplicar em seu site para melhorá-la. Confira!

O que é design de conversão?

O termo design de conversão serve para se referir à forma como os elementos de alguma peça de marketing contribuem para que ela ajude a marca a alcançar os objetivos dela.

Assim, o design de conversão é a melhor ferramenta que você pode ter à disposição para que cada aspecto da sua estratégia seja direcionado a conquistar clientes e garantir que eles fechem negócio com você.

Por exemplo, se um e-commerce tem um layout que atrapalha o cliente na hora de procurar pelo produto que deseja e um processo de compra longo e complicado, dificilmente será possível obter um bom número de vendas. Nesse caso, deve ser realizada uma reformulação urgentemente.

Por que o design de conversão é importante?

Atrai mais visitantes

O seu site precisa de um bom fluxo de visitantes para que seja possível transformá-los em clientes e fidelizá-los. Se há algo de errado que impede ou desestimula a entrada de novos acessos, a tendência é que os seus resultados passem a regredir cada vez mais.

O design de conversão é uma iniciativa focada em aumentar as chances de ampliar a captação no topo do seu funil de vendas.

Garante objetividade

É comum que surjam dúvidas a respeito do caminho a seguir em determinadas decisões durante o seu planejamento de marketing. Atuar com foco em design de conversão permite eliminar esses contratempos, já que o rumo a ser seguido será sempre muito mais claro.

Ou seja, quando precisar optar por uma de duas possibilidades, a escolha óbvia será aquela mais alinhada aos seus objetivos de conversão.

Alavanca os seus resultados

O design de conversão coloca os seus objetivos em primeiro lugar em todas as decisões tomadas em relação ao seu site e demais peças de marketing.

Envolve tomar decisões que aumentem a performance de cada recurso que você tem à disposição, o que, consequentemente, tem um impacto direto no aumento da qualidade dos seus resultados.

Aumenta as suas conversões

Se todos os seus esforços estão voltados para a conversão, então, a tendência é que esse indicador aumente.

Trata-se de um trabalho que envolve diversas variáveis e canais de atuação, mas que ajuda você a enxergar o que deve ser feito em cada aspecto da estratégia. É uma forma de atuar com foco total na conversão em vários aspectos.

Quais as melhores técnicas de design de conversão para aplicar no site?

Encapsulamento

O encapsulamento é uma técnica de design de conversão bastante eficaz, já que costuma ter muito sucesso ao atrair a atenção do visitante para um ponto específico e mantê-lo lá. Consiste em criar um efeito de túnel por meio de molduras ou boxes que contenham seus CTAs de conversão.

Essa tática pode funcionar ainda melhor se forem empregados mais elementos capazes de chamar a atenção, como uma boa combinação de cores e uma fonte que complemente esse conjunto.

Contraste de cores

Outra forma de direcionar a atenção do público para determinado ponto (no qual deve estar o seu CTA de conversão) é o uso do contraste entre as cores. Basicamente, consiste em usar a maneira como a visão se comporta ao identificar as cores no mundo ao nosso redor a favor do seu design de conversão.

Por exemplo, você já se perguntou por que alguns botões de CTA são vermelhos? Além de ser uma forma de se destacarem em meio ao resto do layout, também remetem a um sentimento de urgência.

Direcionamento

Técnicas de direcionamento envolvem maneiras de fazer com que o visitante volte a sua atenção para o ponto que você deseja. O caminho mais simples (mas, ainda assim, eficaz) de fazer isso é utilizando setas que apontem para os seus CTAs, por exemplo.

No entanto, o direcionamento pode ir além disso. Uma rápida animação em um botão pode ser o suficiente para chamar a atenção do visitante para o seu call to action.

Espaços em branco

Se não há nada ao redor de algo, esse elemento certamente será capaz de monopolizar a atenção. Essa é a teoria por trás da técnica de espaços em branco quando se fala sobre design de conversão. Ao implementá-la no seu site, você poderá atrair o foco do seu visitante com alta performance.

Isso tem tudo a ver com a forma como o público percebe o layout de um site. Os nossos olhos naturalmente ignoram o vazio, indo automaticamente para onde ele encontra elementos diferentes. Certifique-se de que esses sejam seus CTAs.

Quais os próximos passos a seguir?

O trabalho com design de conversão não termina depois que é implementado. Na verdade, é nessa hora em que ele começa de verdade. Para permanecer no caminho certo e obter resultados cada vez superiores, você precisa manter a sua estratégia em plena renovação.

Isso significa analisar os seus indicadores de performance de forma detalhada, procurando detectar quaisquer mudanças e tendências no comportamento do seu público. Busque sempre melhorar a sua abordagem para gerar cada vez mais conversões.

Ao utilizar uma estratégia de design de conversão, o seu foco fica voltado a gerar resultados de qualidade. Para isso, é essencial que você conheça o perfil do seu público e saiba como empregar cada recurso do seu site a favor dos seus objetivos.

Vem aí o Marketing Experience Porto Velho

DOIS DIAS DE IMERSÃO em conhecimento e boas práticas sobre Marketing Digital.

⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Quer ficar por dentro de mais técnicas eficazes para garantir retornos cada vez melhores em suas iniciativas no ambiente digital? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no YouTube.


Comentários
2019-02-15T18:06:35-03:00