TOP 20 ferramentas de marketing digital para diferentes estratégias

TOP 20 ferramentas de marketing digital para diferentes estratégias

A expansão do uso da internet produziu profundas mudanças na comunicação social. Informações são processadas em velocidade cada vez maior e mídias tradicionais vêm perdendo seu espaço no mercado. Nesse cenário, o investimento em mídias digitais torna-se essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Com o objetivo de otimizar o processo de atração de clientes e consolidação da imagem da marca, ferramentas de marketing digital são utilizadas para planejar e executar estratégias de diversas naturezas. Logicamente, conhecer a fundo esses instrumentos cria uma grande vantagem competitiva para sua empresa.

Para que você saiba tudo sobre o assunto, preparamos uma lista com 20 ferramentas fundamentais que têm o potencial de aprimorar a presença digital de sua empresa. Ao longo do texto vamos explicar como funcionam e exatamente quais benefícios podem trazer para o seu negócio. Confira!

1. RD Station

Tudo em um. É assim que se apresenta a RD Station, plataforma que é considerada uma das mais completas do mercado. Com um design bem trabalhado e navegação intuitiva, essa ferramenta é simples de usar até mesmo para quem não tem muita experiência no assunto.

Focada em Inbound Marketing — método que propõe atrair o usuário até o seu conteúdo para, então, educá-lo e convertê-lo em cliente —, a plataforma oferece serviços de e-mail marketing, gestão de redes sociais, geração de leads, análise de resultados, entre outros.

Como era de se esperar pela sua vasta oferta de serviços, a ferramenta não é gratuita. Ao contratar seus serviços, você pode optar por três tipos de planos diferentes: basic, pro e enterprise. O valor varia de acordo com o plano escolhido e também da quantidade de leads já adquiridas. Listamos alguns dos serviços oferecidos a seguir:

  • análises do funil de vendas;
  • análise de palavras-chave;
  • automação de marketing;
  • consultoria;
  • lead tracking e lead scoring;
  • relatórios personalizados.

2. Rock Content

A Rock Content se apresenta como a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina. Com uma equipe de mais de 300 profissionais e uma base gigantesca de freelancers produtores de conteúdo, a Rock tem como principal foco aumentar a visibilidade da sua empresa, possibilitando um aumento nas oportunidades de negócio.

O tratamento ao cliente é um dos diferenciais dessa ferramenta. Cada projeto conta com uma estratégia personalizada para atender às necessidades da empresa dentro de sua realidade. Todos são acompanhados de perto por profissionais que têm como missão garantir a qualidade do conteúdo gerado, analisar os resultados e monitorar o engajamento do público-alvo.

A Rock conta com uma interface bem organizada e oferece aos seus clientes uma plataforma de fácil navegação, na qual podem acompanhar de forma transparente o desenvolvimento e andamento de seus projetos. Alguns dos serviços oferecidos são:

  • produção de conteúdo para canais digitais;
  • ativação de redes sociais;
  • captação de contatos;
  • e-mail marketing;
  • automação do marketing;
  • monitoramento de resultados.

3. Google Analytics

A mensuração de resultados é um dos pilares do marketing digital. Apenas por meio da análise de seus efeitos é possível definir se a sua estratégia está dando frutos ou se algum ajuste precisa ser feito. Nesse sentido, o Google Analytics é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas e importantes.

O principal objetivo aqui é monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo. Dentro da plataforma, você tem acesso a uma infinidade de dados e estatísticas que indicam a sua performance no meio digital, servindo de base para o andamento do seu plano de marketing.

O Google Analytics permite que o usuário configure objetivos específicos em suas análises. Por exemplo, se você quer aumentar o tráfego do website, pode checar os conteúdos com maior engajamento e produzir posts similares. Confira abaixo algumas das informações que podem ser obtidas:

  • número total de visitantes;
  • origem dos visitantes;
  • número de impressões de anúncios;
  • volume e custo de cliques;
  • taxa de conversão;
  • número de visualizações de um vídeo.

4. Hotjar

Empresas presentes no cenário digital precisam dar uma atenção extra à experiência do usuário. Como explicado por Philip Kotler em seu livro Marketing 4.0, tratado por muitos especialistas como uma espécie de “bíblia” do marketing, a conectividade trazida pela Internet deu nova dimensão à publicidade boca a boca.

Por meio de fóruns, sites de reclamações e comunidades, consumidores trocam informações sobre suas experiências com cada marca. Essa forma de interação está ultrapassando a mídia convencional, e já se firma como a fonte mais confiável de boa parcela do público geral. Como o Hotjar pode ajudar nesse cenário?

Comentários positivos e negativos não são feitos só em relação a produtos e serviços. Fatores como tempo de espera, responsividade do website e atendimento também pesam muito. O Hotjar oferece o mapeamento completo da jornada do consumidor dentro do website do seu negócio.

Ou seja, você recebe dados importantes sobre a navegação do cliente. Isso pode ser usado para localizar e aprimorar pontos fracos e manter pontos fortes do seu site. Separamos algumas informações que são fornecidas pela plataforma:

  • locais da tela por onde o visitante passou o mouse;
  • áreas do site mais clicadas;
  • quanto foi visualizado dentro de uma página;
  • gravação em vídeo dos cliques e movimentos do mouse;
  • enquetes e perguntas de satisfação;
  • testes de experiência e design.

5. Canva

Sabemos que a utilização de conteúdos visuais é fundamental para atrair e manter a atenção do cliente. Mas não basta ser qualquer imagem. Sua mensagem deve ter relação com a postagem e o seu estilo precisa refletir características da empresa.

Esse tipo de conteúdo geralmente é responsabilidade da equipe de design da empresa, e pode ter um custo elevado dependendo do volume de postagens e outros fatores. O Canva é a ferramenta que vai lhe ajudar a produzir de forma mais simples, rápida e econômica.

A maioria dos materiais oferecidos pelo Canva é gratuita, mas você pode ter que desembolsar algum dinheiro se quer algo mais complexo ou personalizado. A quantia, porém, é muito baixa se comparada a outras opções. Veja algumas das vantagens oferecidas por essa ferramenta de marketing digital:

  • criação de imagens originais;
  • utilização de templates customizáveis;
  • padronização para posts em redes sociais.

6. Keyword.io

A utilização correta das palavras-chave é um dos fatores que vão definir se sua estratégia de marketing digital terá sucesso ou não. Por isso, é essencial ficar de olho nos termos e expressões que mais estão sendo buscados pelo seu público na internet.

A Keyword.io permite ao usuário descobrir as palavras mais pesquisadas nos principais mecanismos de busca. A partir daí, é só produzir conteúdos de qualidade, usando estrategicamente as keywords para atrair o público que você quer, melhorando a visibilidade de sua marca e aumentando o volume de conversões.

Existem muitos buscadores de palavras-chave no mercado, mas o Keyword.io se destaca por algumas particularidades:

  • gera sugestões de termos long-tail;
  • lista as perguntas mais frequentes sobre cada tópico;
  • exclui termos que não agregam valor;
  • funciona em mais de 83 idiomas;
  • alcança as buscas de diversas plataformas, incluindo YouTube e Apple Store.

7. Buzzsumo

Atualmente, qualquer planejamento de marketing que se preze precisa incluir alimentação e gestão de redes sociais. É lá que está presente o público-alvo da maior parte dos serviços e produtos, por mais diversos que sejam.

Para manter-se atualizado e criar posts que atendam as demandas da audiência, é primordial entender qual o tipo de material e assunto mais consumido em cada rede. É aí que entra o Buzzsumo.

O Buzzsumo é uma ferramenta extremamente eficiente em identificar os posts que tiveram melhor performance para cada assunto em cada rede social. Basta você digitar o tópico que deseja receber insights na busca e o site vai apresentar os conteúdos que tiveram maior número de compartilhamentos.

Sabendo quais tipos de mensagem melhor performaram, é possível estabelecer uma relação com a sua própria estratégia e descobrir se você está no caminho certo ou se ajustes precisam ser feitos. Fique atento ao tipo de linguagem utilizado, às palavras-chave, à quantidade de informação etc.

8. SEMrush

O SEMRush oferece um serviço pago com múltiplos planos disponíveis. Considerada por muitos como a plataforma mais potente de busca de palavras-chave, essa ferramenta de marketing digital oferece dados valiosos sobre o comportamento do consumidor na internet.

O diferencial do SEMRush em relação aos outros buscadores é que a pesquisa não se limita aos termos mais digitados pelos usuários. Você pode também obter relatórios completos sobre qualquer site de sua escolha, além de descobrir os termos-chave que estão sendo utilizados pela concorrência.

O pacote completo do SEMRush traz tudo que um profissional de marketing digital precisa para montar, ajustar e aprimorar sua estratégia:

  • otimização para mecanismos de pesquisa (SEO);
  • publicidade com cobrança por clique;
  • busca de palavras-chave;
  • análise da competição;
  • análise de mídias sociais.

9. Ahrefs

Outra ferramenta focada na busca e planejamento de palavras-chave, o Ahrefs oferece insights extremamente precisos e específicos. Essa precisão e detalhismo fazem com que a plataforma seja muito utilizada para o link building — estratégia que consiste em obter links de outros websites.

Esse método é muito utilizado por marcas que brigam por espaço em cenários com termos bastante competitivos. O ranking de dificuldade por palavra-chave, oferecido pelo Ahrefs, ajuda sua empresa a identificar esses termos e estabelecer parcerias com outros websites, aumentando a autoridade do seu conteúdo.

O uso correto dessa plataforma ajuda o profissional de marketing a aumentar o tráfego do website, melhorar o volume de vendas e ranquear positivamente no Google. Seus dados preciosos sobre as expressões mais concorridas fazem com que o Ahrefs seja o queridinho dos profissionais mais experientes em SEO. Entre esses dados estão:

  • mensuração do volume de pesquisas;
  • quantidade de resultados exibidos por termo pesquisado;
  • custo médio por clique;
  • ranking de dificuldade.

10. Majestic Site Explorer

É consenso entre muitos profissionais que uma das técnicas mais importantes para melhorar o ranqueamento no Google é o link building. Outra plataforma focada nessa tática, o Majestic Site Explorer aumenta a eficiência do seu marketing digital ao providenciar estatísticas que mostram quais são os sites considerados autoridade pelo Google.

Dessa maneira, é possível buscar parcerias com os websites que serão mais benéficos para sua visibilidade. A autoridade de sites na internet é definida pelo Google em uma escala de ranqueamento. Cada página na internet recebe uma pontuação entre zero e dez. Domínios novos começam do zero, enquanto os domínios mais fortes, como o próprio Google, pontuam dez.

Ao receber um link de um website de maior autoridade, seu domínio tem mais chances de ranquear melhor no mecanismo de busca, além de expandir a possibilidade de novas visitas.

11. Social Mention

É impossível expressar suficientemente a importância de monitorar o comportamento de usuários em redes sociais. É lá que eles realizam maior parte das buscas, lançam tendências, demonstram suas preferências e até mostram sua personalidade.

O Social Mention é uma ferramenta de marketing digital que facilita esse monitoramento, fornecendo em tempo real a busca por menções de uma empresa em blogs, microblogs, fóruns e sites em geral.

Com a utilização dessa plataforma, você pode melhorar o atendimento ao cliente ao responder rapidamente menções em todas as redes. Isso facilita a fidelização do consumidor e melhora a imagem da sua marca. Além disso, a plataforma gera dados que são fundamentais para a criação de posts engajadores.

12. Open Social Buzz

Analisar a concorrência é tão importante quanto analisar a própria empresa. Isso não é novidade da era digital, mas a facilidade com que podemos conseguir essa informação atualmente faz com que a análise seja realizada de forma prática, rápida e completa.

O Open Social Buzz é uma ferramenta que facilita essa coleta de informações. Basta escrever nome do concorrente no quadro de pesquisas e você receberá um relatório detalhando seu desempenho no Twitter, Facebook, Google+ e LinkedIn.

13. Builtwith

Na mesma pegada do Open Social Buzz, o Builtwith é uma ferramenta muito utilizada para realizar avaliações da concorrência. O site funciona quase que como um espião: basta digitar o nome do concorrente na barra de pesquisas e você terá acesso a diversas informações sobre o website utilizado.

Não se engane: analisar o website da concorrência não significa copiá-lo. As informações apresentadas vão ajudá-lo a ter um melhor entendimento do funcionamento dos competidores, podendo ou não realizar mudanças no seu próprio domínio. Confira algumas das informações que podem ser reunidas com o Builtwith:

  • servidores utilizados;
  • gerenciamento de conteúdo;
  • ações de publicidade realizadas;
  • posts patrocinados;
  • acessibilidade mobile.

14. Inbound.org

Você sabe o que é inbound marketing? É o nome dado a qualquer estratégia de marketing que tenha como objetivo despertar o interesse das pessoas para o seu conteúdo, atraindo-as até ele em vez do caminho contrário.

O uso dessa estratégia possibilitou que empresas menores tivessem resultados positivos mesmo concorrendo contra gigantes. São muitas as técnicas utilizadas, mas seus três grandes pilares são o SEO, o marketing de conteúdo e as redes sociais.

Como acontece com toda a área da comunicação, principalmente na era digital, o Inbound Marketing passa por constantes mudanças, fazendo com que o profissional de marketing precise ficar atualizado para manter-se em alto nível. É aí que entra o Inbound.org, que é simplesmente um portal atualizado diariamente com artigos sobre Inbound Marketing.

15. Paper.li

O Paper.li se apresenta como a maneira mais fácil de coletar, publicar e compartilhar conteúdos na internet. O site dá acesso a um enorme universo de artigos, blog posts e mídia de qualidade em praticamente qualquer assunto. A cada dia são processados pelo Paper.li mais de 250 milhões de posts em mídias sociais, resultando na análise de mais de 25 milhões.

Dentro do portal, você tem a opção de adicionar suas próprias fontes de pesquisa ou pode deixar o site fazer o trabalho completo. É possível também eliminar conteúdos de distribuidores que não lhe sejam relevantes.

16. Reddit

Lembra como falamos da importância de acompanhar de perto o que está sendo dito pelo consumidor? Por se tratar do maior fórum da internet, o Reddit é o local perfeito para que esse trabalho seja realizado.

Virtualmente todos os assuntos são discutidos por lá. Os subreddits, tópicos de discussões específicas podem ser favoritados, tornando a navegação e experiência bem simples e intuitiva.

O fórum é um dos principais lançadores de tendências da internet, por isso, até mesmo dar uma olhadinha diária nos assuntos mais discutidos pode trazer grandes benefícios. Sabendo para onde está voltado o interesse do público, fica mais fácil de organizar e pautar o conteúdo do seu próximo post, seja ele um vídeo, artigo ou de qualquer outro tipo.

17. Buffer

Manter um índice consistente de postagens em suas redes sociais é vital para manter e expandir o engajamento do público. Cada marca deve conhecer o seu consumidor de forma suficiente a deduzir quais horários de postagens são mais efetivos e quais trazem menos reações.

O Buffer é uma ferramenta de marketing digital que permite o planejamento e gerenciamento dos posts em todas as suas redes sociais a partir de um só lugar. As postagens são feitas automaticamente na data e horário pré-determinados.

Além disso, o Buffer oferece métricas que avaliam o desempenho de suas campanhas e sua performance nas redes sociais. Múltiplos colaboradores podem ser adicionados na plataforma, tornando seu gerenciamento ainda mais fácil. Respondendo às tendências, a ferramenta recentemente adicionou a produção de stories à sua gama de serviços.

18. MailChimp

Acredite ou não, dentre todas as formas de comunicação com cliente que surgiram nos últimos anos, a mais simples continua sendo o envio de e-mails. A estratégia de e-mail marketing é importantíssima para desenvolver um fluxo de distribuição de conteúdo relevante para potenciais clientes, com o objetivo de gerar vendas em curto prazo.

Quando o assunto é plataforma de e-mail marketing, as opções são diversas. O MailChimp se destaca por ter a funcionalidade de criar uma lista de e-mail para você e ser responsável pelo envio das mensagens. Seu modo de operar é consideravelmente intuitivo, tornando o seu uso extremamente recomendável.

Contas que contenham uma base menor do que 2000 contatos podem utilizar a ferramenta de graça. Essa é uma excelente maneira de testar o uso da plataforma antes de decidir assinar um plano pago. O MailChimp oferece ainda modelos de e-mail criados por seu próprio time de design.

19. Keyword Eye

Uma das plataformas de interface mais inovadoras do mercado, a Keyword Eye é uma ferramenta de busca de palavras-chave. Sua forma de abordar e apresentar dados é incrivelmente interessante: os resultados são gravados em uma nuvem, com cores e tamanhos diferentes que representam o volume de buscas e competitividade por cada termo.

Sua natureza lúdica, brincando com cores e formatos, faz com que a Keyword Eye seja especialmente interessante para apresentar análises e resultados aos clientes mais leigos, os quais não têm grande conhecimento sobre as técnicas de SEO.

20. Autocomplete do Google

Para fechar, temos uma ferramenta de marketing digital que você provavelmente usa quase que diariamente, mas, talvez, não tenha notado sua utilidade para o marketing digital. O autocomplete do Google é simplesmente as sugestões automáticas que completam os termos digitados na caixa de buscas.

Para utilizar isso ao seu favor, recomenda-se que a navegação seja feita por meio de uma aba anônima, que não considerará seu histórico de pesquisa. Dessa forma, o único critério para recomendação de termos será a sua popularidade.

Ora, se você conhece os termos mais populares, você sabe quais palavras-chave podem ser inseridas em seu conteúdo para melhorar seu desempenho.

Você pode ir ainda mais além: para gerar palavras-chave mais específicas, digite o termo acompanhado de uma letra do alfabeto. O autocomplete vai preencher o restante com termos que iniciem com essa letra. Essa é uma ótima maneira de criar palavras-chave long-tail de qualidade.

Levando em conta as características do nosso atual cenário social e econômico, a utilização de ferramentas de marketing digital se mostra crucial para a sobrevivência e prosperidade de qualquer empreendimento. As vinte ferramentas listadas no artigo respondem às diversas necessidades e podem ser aplicadas da melhor forma para otimizar o marketing de sua empresa.

Agora, conhecendo melhor sobre cada uma delas, é hora de colocar a mão na massa e se aprofundar na aplicação desses métodos em sua estratégia. Manter-se inteirado sobre o que há de mais novo no mundo da publicidade digital pode fazer a diferença necessária para que sua empresa mantenha-se, pelo menos, um passo à frente da concorrência.

Vem aí o Marketing Experience Porto Velho

DOIS DIAS DE IMERSÃO em conhecimento e boas práticas sobre Marketing Digital.

⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
E aí, achou que as informações trazidas pelo artigo serão úteis para você? Quer ser o primeiro a saber sobre conteúdos deste tipo? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no YouTube!


Comentários
2019-02-01T13:19:05-03:00