Você sabe como usar a automação de marketing para atrair vendas?

Você sabe como usar a automação de marketing para atrair vendas?

Utilizar os recursos certos a favor dos seus objetivos é algo essencial para ter sucesso. Isso se aplica a várias áreas do negócio, especialmente a de marketing. Mas você já pensou em trabalhar com automação de marketing?

Esse tipo de iniciativa consiste em deixar nas mãos das máquinas uma parte considerável dos seus esforços, liberando você e sua equipe para pensarem em aspectos mais estratégicos do trabalho.

Além de significar um bom ganho de produtividade, a automação de marketing é capaz de alavancar os seus resultados. Afinal, pode realizar múltiplas ações paralelamente a partir de definições feitas por você.

A seguir, você conhecerá as principais informações sobre automação de marketing e de que formas é possível implementar essa ideia em sua empresa. Confira!

O que é automação de marketing?

O termo automação de marketing serve para se referir a uma série de iniciativas que têm o intuito de otimizar as atividades desse setor, economizando tempo e trazendo resultados superiores.

Um disparo automático de e-mail marketing com conteúdo especial enviado para uma fatia do público, baseando-se em uma determinada ação dele no seu site é um exemplo de automação de marketing capaz de trazer ótimos resultados.

O grande trunfo dessa ferramenta está em antecipar o comportamento do seu público para desenvolver automações que façam sentido para ele. Dessa forma, é possível aumentar o grau de identificação dele e a sua taxa de conversão.

Para que a automação de marketing funcione, os seguintes elementos são necessários:

  • metas concretas: referem-se aos objetivos da sua empresa com a implementação da estratégia de automação de marketing;
  • plataforma de automação de marketing: software que reúne as funções que você precisa para ativar os canais utilizados pela sua marca;
  • fluxo de automação: etapa do planejamento que consiste em desenhar as ações que receberão reações automáticas em suas campanhas.

Como implementar a automação de marketing?

Agora que você já conhece a teoria por trás da automação de marketing, o próximo passo é saber como adotar essa ideia em sua estratégia.

A automação de marketing não é uma solução mágica que traz resultados instantâneos. Sendo assim, é necessário um esforço estratégico em torno dela para que seja criada uma campanha condizente com seus objetivos e público-alvo.

Veja, a seguir, as principais iniciativas que você precisa adotar para implementar a automação de marketing em sua estratégia!

Entenda o perfil do seu público-alvo

Uma parte muito importante da automação de marketing envolve entender as ações do seu público-alvo para planejar as ações corretas. Portanto, reserve uma parte do tempo para estudar de que forma o seu cliente chega até a sua solução.

Considere quais as principais necessidades dessas pessoas e como costumam buscar pelo seu produto. Entender a jornada de compra é fundamental para a automação de marketing.

Saiba criar boas segmentações

A força de uma estratégia de automação de marketing vem da sua capacidade de mirar no público que mais tem chances de se tornar seu cliente. Isso consiste em qualificar leads e precisa ser a sua prioridade.

Para isso, procure conhecer bem o perfil do seu cliente. Entenda as suas principais características para que seja possível configurar campanhas direcionadas a essa fatia de público.

Desenhe o seu fluxo de automação

Uma parte decisiva do seu planejamento está na definição do seu fluxo de automação. É por meio dele que você conseguirá elaborar um verdadeiro mapa das suas ações automáticas.

O seu fluxo de automação consiste em pensar nas ações do seu público e quais resultados elas recebem. É importante considerar as ofertas que você deseja divulgar e as segmentações que teriam identificação com elas.

Não deixe seus leads esfriarem

Manter o seu público em contato com a sua empresa é algo essencial para qualificar esses leads, mas é muito difícil de se fazer manualmente. É aí que a automação de marketing se mostra como a solução ideal.

Como parte do seu planejamento de fluxo, lembre-se de contar com iniciativas focadas em não deixar seus leads esfriarem, ou seja, ficarem sem contatos por muito tempo. Tenha sempre ofertas e materiais relevantes a oferecer.

Utilize uma boa plataforma

A automação de marketing se fundamenta no uso de uma boa ferramenta que realize as suas ações corretamente. Felizmente, existe um bom número delas no mercado para você escolher.

Entre as principais estão a HubSpot, a RD Station e a Wishpond. Elas são as mais completas, tendo recursos para integrar vários dos seus canais de marketing.

Acompanhe seus KPIs

Com a definição de metas concretas, uma parte bem importante da manutenção de uma campanha de automação de marketing consiste em acompanhar seus resultados. Somente assim será possível saber se você está no caminho certo.

Fique de olho nos seus KPIs, que são aquelas métricas que melhor traduzem o quanto você está conseguindo chegar perto dos seus objetivos. Concentre-se apenas nos indicadores certos para que seja possível enxergar com mais clareza.

Tenha flexibilidade para fazer ajustes

Caso os seus resultados não estejam no nível esperado, pode ser o momento de rever algumas das definições da sua estratégia. Afinal, a automação de marketing apenas replica o que foi planejado, não tomando decisões sozinha.

Nesse sentido, você precisa ter flexibilidade para adaptar as suas ideias de forma escalável e replicável ao longo de vários canais. Isso exige um bom conhecimento sobre as possibilidades das ferramentas utilizadas e os canais de marketing escolhidos.

Tendo em vista os benefícios que a automação de marketing pode trazer para a sua estratégia, fica claro o quanto ela precisa ser a sua próxima implementação. Será possível alavancar os seus resultados e se manter no caminho do sucesso.

Leve em conta as dicas acima para contar com a melhor abordagem e mantenha a sua estratégia em plena evolução conforme novas tendências aparecem. A automação de marketing não faz tudo sozinha, já que requer um bom planejamento da sua parte.

Vem aí o Marketing Experience Porto Velho

DOIS DIAS DE IMERSÃO em conhecimento e boas práticas sobre Marketing Digital.

⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Quer ficar por dentro das melhores ideias estratégicas para as suas campanhas? Então, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos na sua caixa de entrada!


Comentários
2019-02-01T13:10:51-03:00